Passos para Estudar Medicina na Bolívia (Sem Assessoria) 2

3: Reserva de Matrícula na Universidade Desejada, pois voce precisará deste comprovante para mostrar no Consulado Boliviano. Isto varia de Univerdade, para Universidade, vai aqui um exemplo:
- Scanner da Cédula de Identidade, ou passaporte e do Certificado de Conclusao do Segundo Grau e Histórico de Notas;

- Pagamento de Direito de reserva de Matrícula (em geral é o valor de uma mensalidade, ou seja, de 110 dólares a 500 dólares, dependendo da Universidade e da Cidade onde quer estudar.

Voce pode conferir nos link´s postados ao final da página das universidades bolivianas e consultar a que melhor lhe convier. Lembrando que este é um direito de reserva, ou direito de matrícula, mas depois voce precisará pagar seguro contra acidentes, fazer carteira de estudante da universidade e outras taxas que existir, mas isto somente quando chegar na Bolívia. O direito de reserva tem média validade de 90 dias e é para que voce tire o visto de estudante assim que chegar na Bolívia.
Aproveitando a oportunidade voce terá 60 dias para dar entrada na migracao com todos os documentos requeridos por eles, sob a pena de multa, atualmente, de 10 pesos bolivianos.

4. Fazer cópias autenticadas dos seguintes documentos abaixo listados e seguir as orientacoes (é melhor faze pelo menos duas cópias de cada, e se quiser guardar uma cópia no Consulado Brasileiro fazer uma a mais, isto o ajuda em caso de perda, ou roubo de documentos):
Nota: Toda esta documentacao tem origem no Brasil e nao na Bolívia, porém se precisar de traducao pode ser feita na Bolívia, pois fica bem mais barato.

- Histórico Escolar e diploma, ou certificado de conclusao do ensino Médio (antigo Segundo Grau), ou equivalente: Reconhecimento de firmas das assinaturas nele contidas, em geral do diretor e secretário (Precisará levar nos seguintes órgaos e na seguinte ordem: MEC, que cobra cerca de R$80,00 por selo, MRE, nao cobra nada, e Consulado Boliviano no BRASIL, que cobra cerca de R$90,00 por documento). Para o MRE- Ministério de Relacoes Exteriores voce pode mandar por correio.
- Certidão de nascimento ou casamento (MRE e consulado Boliviano).
- Carta de Solvencia Econômica Traduzida para o Espanhol e com firma reconhecida em cartório, porém nem todos os cartórios brasileiros reconhecem firma de documento escrito em espanhol, daí pode ser que precise fazer a carta em portugues e traduzir para o espanhol (MRE e consulado Boliviano no BRASI). Lembrando que precisa colocar na carta o grau de parentesco com a pessoa, mas de PREFERENCIA pai, ou mae, pois eles sao bem rigidos quanto a esta carta e deve colocar que vai mandar pelo menos mil dólares mensais (apesar de nao precisar de tudo isto, é só pra constar).

Quando voce for no consulado boliviano leve uma cópia do comprovante de reserva da universidade, pois eles devem pedir isto a voce.

Observacao: No site Estudiante Udabol voce tem estas orientacoes sobre a carta de solvencia economica: https://docs.google.com/fileview?id=0BwBaHV4xzJSwYmZlZWNmYjItNjUzNy00Y2FkLTk4ODItYmQ4ZmY4NjNiODgw&hl=es&pli=1

Infelizmente muitos brasileiros tem se queixado de que no consulado e em outras instituicoes bolivianas alguns funcionários tem pedido um "EXTRA", o que nao é apoiado pelo Governo Boliviano e nem tao pouco pelo Brasileiro, se alguma coisa assim acontecer é melhor, no Brasil, procurar o MRE, ou na Bolívia o Consulado Brasileiro.

IMPORTANTE: Toda esta documentacao quando voce chegar na Bolívia PRECISARÁ TER O SELLO (CARIMBO) DA CANCELERIA, que demora cerca de uma semana a um mes, ou seja, chegando na Bolívia nao se pode dormir no ponto, estes documento serao para o visto de estudante na Bolívia. Lembre-se de que voce nao está no seu país, e cumprir a lei é mais do que sua obrigacao.
Site do MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12405&Itemid=317 
Site do Ministério das Relacores Exteriores (Itamaraty): http://www.itamaraty.gov.br/ 
ou: http://www.itamaraty.gov.br/assistencia-consular
Site dos Consulados/Embaixadas Bolivianas no Brasil: http://www.embolivia.org.br/


5- Compre sua passagem para a Bolívia e boa viagem:  Em avioes o peso permitido para babagem de mao é de 5 kg e pode levar até dua no bagageiro com um peso total de 23 kg.
Dúvidas entre no site da Gol: http://compre2.voegol.com.br/Select.aspx
Nao e bom trazer farinha, ou comida em suas malas, pois eles podem encrespar com voce ao descer em Santa Cruz de La Sierra.
A Preencha os papéis que eles lhe dao como que voce está vindo pra estudar, se este for o seu caso, e de turista se tiver vindo só pra conhecer e NAO PERCA AQUELE BENDITO PAPELZINHO VERDE, spoi senao terá que pagar multa.

Quando chegar em Santa Cruz de La Cierra ou outra cidade, procure somente os radio Taxi, mesmo que isto demore muito, pois eles sao mais seguros, os demais, podem até ser assaltantez, que costumam desfacar-se de taxistas e em geral nao sao justo no preco da passagem. Do Aeroporto Viru-Viru até um hotel fica em média 10 dolares, entao já venha com dinheiro trocadon, dolar e nao real.
Voce pode trazer até uns 800 dólares, mas quanto menos melhor, em média nos primeiros dias aqui voce precisa de uns 300 dólares, por causa de hotel, e estas coisas. O Banco do Brasil fica aberto em Santa Cruz de 9:00 as 16:00. Voce pode e deve habilitar sua conta para fazer saques no exterior, se ainda nao tem do Banco do Brasil, faca, para nao ter maiores problemas...
Depois tem mais passos que vou escrever, onde ir, o que fazer... etc... Mas daqui em diante todas as universidades estao capacitadas para orientar voces no que precisarem.
Um abrazo... 

1 comentario: