La Udabol alista apertura de clínica; va por la acreditación


La Udabol alista apertura de clínica; va por la acreditación
Estudio. Una comisión internacional evaluó el proyecto


Durante más de una semana, el equipo de la Joint Commission de Estados Unidos, una institución que acredita a los mejores hospitales y clínicas a escala mundial, estuvo trabajando junto con profesionales    directivos de la Udabol, con el fin de analizar el diseño arquitectónico de la Clínica de Alta Especialidad (Cidae), que tiene previsto abrir esta casa de estudios superiores, que ya cuenta con el personal ejecutivo para el centro médico.
En opinión de los ejecutivos de la clínica, la primera prueba con la Joint Commission ha sido positiva. “Han visto nuestra férrea  voluntad de ser acreditados y que buscamos ser la mejor clínica del país”,  dijo Jorge Paz, gerente general de la clínica, que además informó de que una segunda visita de la Joint Commission se hará dentro de tres semanas para analizar especialmente el funcionamiento  del área médica. 
“Esperamos vencer  esta segunda fase como creo que lo alcanzamos con la primera”, observó el presidente de la clínica, Martín Dockweiler.
Se trata de un centro de especialidades que funcionará en la capital cruceña.
 


Fuente: http://www.eldeber.com.bo/vernotasantacruz.php?id=110320002955

MEC lança prova para validar diplomas de Medicina do exterior

MEC lança prova para validar diplomas de Medicina do exterior

Após revisão de exame feita por especialistas, governo decide fixar uma nota de corte para os candidatos


Lígia Formenti - O Estado de S.Paulo
O governo lançou ontem um exame nacional para validação de diplomas de médicos formados no exterior. O formato adotado é semelhante ao projeto-piloto, realizado em outubro passado, mas com uma diferença fundamental: a determinação da nota de corte para os candidatos.
Dos 628 médicos formados no exterior que se inscreveram no teste-piloto, apenas 2 foram aprovados. Para organizadores, isso refletiu problemas na formulação da prova.
A secretária substituta de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, avalia que o problema ocorreu na montagem da prova, algo que poderia ter levado o nível de dificuldade a um patamar superior ao esperado. Para evitar que o problema se repita, o sistema foi alterado. Depois de montada, a prova será avaliada por um painel de especialistas e a nota de corte será fixada.
Essa mudança poderá fazer com que a nota de corte varie de acordo com as edições do exame. Ana Estela crê que essa flutuação não provocará questionamentos na Justiça. "O modelo foi analisado por integrantes do Ministério da Saúde e da Educação e esse risco não foi mencionado", diz.
Ela também acredita que a segurança da prova estará preservada. "O critério de seleção dos profissionais é rigoroso e a segurança, rígida." A prova será feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Assim como o projeto-piloto, a prova de validação será feita em duas etapas. Uma prova escrita, provavelmente a ser marcada para junho, e uma prática, para agosto. 

Tópicos: , Vida, Versão impressa

Reunião de Estudantes na Bolívia

Reunião de Estudantes na Bolívia

Alguns Videos de reportagens sobre medicina na Bolívia

Reportagem sobre Medicina na Bolivia

Apoio do Itamaraty a estudantes Brasileiros na Bolivia

Medicina UCEBOL na Bolívia.

Medicina UNIVALLE na Bolívia.

 Medicina na Bolivia Medicina Tradicional nos Hospitais.