Início das Aulas no Primeiro Semestre de 2011

Muitas pessoas estao ansiosas por iniciar os estudos de medicina na Bolívia, e como está no início do ano se perguntam se ainda há tempo para se inscrever em uma universidade Bolíviana. Para estes que deixam pra última hora digo que sim, ainda há tempo. Porém é preciso se apressar com a papelada que precisa pra estudar no exterior e especificamente na Bolívia, como está postado neste blog todos os passos: Documentos pessoais, histórico escolar, passaporte, ementas de disciplinas cursadas em curso superior (para aqueles que possuem alguma graduacao, ou iniciaram algum curso superior no Brasil).
A maioria das universidades blivianas iniciam as aulas em início de fevereiro, a UDABOL iníciará dia 8 de marco, entao vai a dica até a primeira semana de aula ainda será possível fazer sua inscricao no curso de medicina para poder entao realizar seu sonho.
Porém há um detalhe se voce nao tiver uma boa assessoria poderá ficar na mao, pois como já está em cima da hora e os tramites em Brasília demoram em média 60 dias (no mínimo), ainda tem os papéis que é preciso retirar na Bolívia, estes demoram de 15 dias a mais de 60 dias, que é o prazo que voce terá como turista, que vai trocar o visto para o de estudante (pois nao existe mais pre-visto para estudantes na Bolívia), e só entao terá o visto de estudante extranjeiro e identidade boliviana.
Cuidado com advogados que dizem fazer os tramites, na Bolívia, melhor voce pedir ajuda na Universidade da sua escolha, pois atualmente muitas estao oferecendo ajuda aos estudantes extrangeiros como a UNIFRANZ, a UNIVALLE, a UDABOL, algumas nem cobram por este auxilio, que é extremamente necessário para os marinheiros de primeira viagem.
Ah e outra dica, o bom senso, e a boa educacao se fazem necessárias quando se está fazendo os documentos na Bolívia (e no Brasil), um sorriso pode abrir muitas portas, principalmente diante daqueles que fecham a cara pra nós, mas uma cara fechada, carrancuda, pode fechar portas que tornará sua estadia na Bolívia muito difícil.
Um abraco e bons estudos.
Uanderson Pereira da SIlva.