Resultados do Projeto-Piloto de Revalidação de Diplomas Médicos

A PEDIDO DO EXCELENTÍSSIMO CONSUL DO BRASIL EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA DIVULGAMOS O RESULTADO DO PROJETO PILOTO DA PROVA DE REVALIDACAO DE DIPLOMAS DE MEDICINA:

 
Agradeceria a gentileza de difundir entre a comunidade estudantil a notícia abaixo, que está publicada no site do Consulado em http://www.consbras.org.bo/index.php?id=108
 
Cordialmente,
 
Márcio Dornelles
Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Santa Cruz de la Sierra
Tel +5913-3344400

Resultados do Projeto-Piloto de Revalidação de Diplomas Médicos

O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde elaboraram uma nova sistemática de revalidação de diplomas de médicos brasileiros formados no exterior. Em setembro de 2009, os dois ministérios aprovaram projeto piloto de revalidação do diploma médico.
O projeto piloto estabelece que os alunos formados em instituições estrangeiras que queiram revalidar seu diploma no Brasil farão um exame nacional que avaliará os conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional da medicina em território brasileiro.
O exame é elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com apoio das universidades participantes do projeto e composto por uma prova teórica e outra de observação das habilidades clínicas adquiridas pelo candidato. Os aprovados no exame podem requerer o reconhecimento de seus diplomas a alguma das universidades participantes.
Inscreveram-se 628 candidatos, formados em Medicina nos seguintes países:
Bolívia 270
Cuba 169
Argentina 43
Peru 39
Paraguai 31
México 16
Espanha 12
Colômbia 8
Equador 6
Venezuela 6
Rússia 4
Alemanha 2
Honduras 2
Uruguai 2
Países com um diploma: Bulgária, Chile, China, Costa Rica, El Salvador, Itália, Líbano, Moldávia, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Portugal, Romênia, Síria, Sri-Lanka, Suécia, Suíça e Tunísia.
Dos 628 inscritos, apenas dois foram aprovados. Os dois aprovados formaram-se na Universidad Adventista del Plata (Argentina) e na Universidad de los Andes (Chile).

No hay comentarios:

Publicar un comentario