VENHA ESTUDAR MEDICINA NA BOLÍVIA E REALIZE SEU SONHO!

Converso com muitas pessoas pela internet seja pela nossa assessoria, seja por este blog de informacoes. E muito tem medo de vir estudar na Bolívia porque pensam que nao irao passar na prova de revalidacao de matérias, ainda mais com o projeto piloto do governo, onde somente dois foram aprovados.
Penso que nao deve ser uma prova fácil! Ainda bem que os que estudam no Brasil nao tem que se submeter a uma prova semelhante a da OAB, senao muitos ficariam para trás. Pois pelas avalicoes que o CREMESP vem promovendo a provacao nao tem sido satisfatória com menos de 50% de aprovacao em 2009 ESTOU FALANDO DE QUEM ESTUDOU NO BRASIL.
Mas veja bem vou lhe contar da história de duas irmas da minha cidade:
A primeira irma nao era muito estudiosa e dai fez cinco provas até que conseguiu a revalidacao do diploma de medicina que tinha conquistado aqui na Bolívia, e hoje é a diretora de um hospital regional da nossa regiao em Minas Gerais.
A outra irma era mais estudiosa e conseguiu se formar com boas notas e tendo um bom conhecimento, por isto nao teve muita dificuldade em fazer a prova para revalidacao do diploma de medicina e foi aprovada de primeira.
O que aprendemos com isto?
O óbvio que se voce vier pra Bolívia pra estudar, pois é um sonho seu, vai estudar e se destacrá como aluno, mas se for um sonho de sua família talvez nao investirá tanto, voce terá de ser aprovado aqui nas matérias semestrais, ou anuais, dependendo da universidade, e no sexto ano fazer  internato seja na Bolívia, onde voce paga aos hospitais para fazer este estágio, ou no Brasil, onde voce receberá pra fazer estágio do internato em muitos hospitais, depois desta etapa terá que fazer o ano de província, que pode ser de 3 meses a um ano, dependendo da época, por fim terá de fazer o exame de grado onde será proposto pra voce um caso clínico e dai voce precisará responder de forma satisfatória as perguntas, que inclusive podem ser de qualquer dos anos de medicina (por isto muitos brasileiros se transferem pro Brasil antes), e dai se aprovado receberá o bendito canudo para entrar no processo de revalidacao de diplomas no Brasil.
Mas se quiser ir pra Espanha, Itália e outros países que estoa precisando de médicos, e digamos de passagem que nao sao poucos, poderá ir trabalhar de uma vez.
VENHA ESTUDAR MEDICINA NA BOLÍVIA E REALIZE SEU SONHO DE SER MÉDICO!
Faca uma pesquisa na sua cidade e regiao e verá quantos médicos se formaram na Bolívia, entre em contatos com eles, vejas o sucesso deles e ao final venha pra cá, pois aqui é mais barato que no Brasil e muitos nao acreditam que a medicina daqui é boa, o que pela qualificacao de muitos dos meus professores tenho constatado que é mentira, pois tem mestrado no Brasil Europa, EUA, Argentina, Cuba, afora os que tem doutorado, além do mais aqui na Bolívia para ser professor é preciso ter no mínimo 2 anos de trabalho comprovado e um curso de pós-graduacao em Educacao Superior.
Apesar de ter estudado no Brasil Teologia, e estado em algumas turmas de pós-graducao, nao troco o ensino da Bolívia pelo do Brasil, pelo menos na sua maioria do que pude comprovar, pois meus professores sao ótimos, tem boa formacao, conhecimento da área, e ainda nao é fácil passar com eles. Mas quem estuda e tem um sonho consegue!
Entao se voce tem medo de enviar seu filho, ou voce é jovem e tem emdo de vir, saiba que o medo do novo é uma realidade, porém o medo pode ser nocivo e fazer com que voce no mínimo perca  a experiencia de viver fora do seu país.
Aqui nao é o primeiro mundo, como dizem, mas é muito bom pra se viver se estiver legal.
Deixe de lado o medo e siga seu sonho!
Como pastor missionário tenho a visao de enviar pra cá pessoas que tenham chamado missionário pra fazer o curso de medicina aliado a Teologia (na UCEBOL) aforaque já terao sua experiencia transcultural e crescimento pessoal.
To cansado de ver os jovens se lamentando de que seus pais nao os deixam vier por medo!
Só espero que um dia seus filhos nao cenham a dizer que voces foram o impedimento para a realizacao dos sonhos deles!
ALguns dizem: Ah eu vou pagar um cursinho pra voce fazer o vestibular e passar. Desculpem-me, mas pra mim é pderda de tempo, pois seus filhos podem vir estudar na Bolívia e encarar, entao, como "cursinho" preparatório pra medicina no Brasil, porém com o diferencial que passando no veztibular ainda poderao aproveitar as matérias estudadas.
Os tempos sao outros! O mundo está mudando rapidamente e nao dá mais pra ficar nesta mesmice de cursinho pré-vestibular, vestibular, cursinho, vestibular... entra logo no curso de medicina na Bolívia e aproveite seu tempo!
Que Deus abencoe voces nesta estapa tao importante de suas vidas!
Esperamos voces na melhor cidade da Bolívia pra se viver: SANTA CRUZ DE LA SIERRA!!!
VENHA ESTUDAR MEDICINA NA BOLÍVIA E REALIZE SEU SONHO!

4 comentarios:

  1. Segundo o texto, o exame será implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a colaboração das universidades públicas participantes. O instituto terá colaboração de uma subcomissão de revalidação de diplomas, para a elaboração da metodologia de avaliação, supervisão e acompanhamento de sua aplicação. A data da prova deste ano será divulgada por edital pelo instituto, segundo o MEC.

    ResponderEliminar
  2. Paz seja contigo, Pastor!
    Graças a Deus venci todos esses mêdos e enviei o meu filho no final de fevereiro para a UCEBOL.
    Um dos motivos que me inpirou, foi realmente saber que tem o curso de Teologia e que são muitos cristãos aí.
    Não está sendo fácil para ele e muito menos para mim, mas creio que Deus está no comando de tudo e vai fazer meu filho superar todas as dificuldades e obter muitas vitórias, em nome de Jesus.
    Pastor, o nome do meu filho é Max Guinther e ele está no primeiro semestre de medicina na turma "Q".
    Gostaria muito que o senhor o conhecesse, para animá-lo, orar com ele, e principalmente, não deixá-lo ficar distante dos caminhos do Senhor.
    Durante muito tempo ele participou do grupo de louvor da nossa Igreja (Quadrangular), como baterista, guitarrista e tudo o que precisasse nessa área.
    Então ele poderá ser muito útil aí na obra de Deus.
    Espero que vocês façam uma amizade abençoada.
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia pastor, me chamo Neto, sou brasileiro e no momento estou planejando minha viagem para Santa Cruz de La Sierra no próximo dia 15/05 após grande decepção em solo argentino. Pastor sempre tive o sonho de estudar medicina. Vi que a realidade das propagandas antes e após vir à Argentina foram diretamente ludibriosas, o que chegou a me abalar mas jamais abalaram minha gana na realização de um sonho e certamente um dom de Deus. Dou graças a ele por ter vindo e estreitado uma grande amizade com duas pessoas muito especiais em minha vida que por sensibilidade, vimos que todos estamos em tratamento com Deus. passamos por algumas (muitas) provações, que nos soa como uma preparação para o prometido chamado de Deus em nossas vidas. Após essas decepções aparece a Ucebol consequentemente seu blog para nos animar um pouco mais. Meu laço amigável foi tão forte que junto comigo está indo um desses anjos enviados por Deus para Bolívia. Dentre todas as nossas buscas encontramos a segurança e tomamos a liberdade de perguntar ao senhor dois, dos principais de nossos questionamentos caso possa responder:

    1- Teria possiilidade do senhor aprofundar um pouco mais quando cita no texto acima: "curso de medicina aliado a Teologia (na UCEBOL)"

    2- Qual o grau de dificuldade para alugar moradia em Santa Cruz de La Sierra? Já iniciamos uma intensa busca mas após inúmeros sites, não conseguimos encontrar nada referente a moradia, teria como nos repassar contato(s) de casa(s) ou apto(s), para duas pessoas (com dois quartos)?

    Findamos agradecendo a atenção e a oportunidade para solicitar uma ajuda principalmente quando não conhecemos culturalmente (a não ser pelas poucas informações nem sempre verdadeiras nos sites)a outro país. Desejamos ao Senhor um ótimo fim de semana abençõados por Deus,e pedimos muito respeitosamente sua ajuda sanar esta grande dificuldade.

    grato, Neto.

    meu e-mail: msndoroque@hotmail.com ou,
    virtuosa_mulher@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Ola Roque,
    1- Sobre a questao da teologia aliada a medicina é que na UCEBOL durante todo o periodo da teoria, ou seja, os cincos anos, voce terá a teologia sistemática que praticamente é a mesma para todas as igrejas evangélicas, e principalmente para a presbiteriana, pois eles a UCEBOL tem confissao de fé da Presbiteriana da COréia do Sul.
    2- Sobre moradia somente quando chegar em Santa Cruz de La Sierra mesmo, pois voce precisa conhecer o apartamento e cver se lhe agrada e também precisa pagar o garanto, que é como um seguro que paga ao dono do imóvel. Mas nao é muito difícil de encontrar desde que tenha dinheiro disponível. Em média um imóvel como voce está querendo deve ficar entre U$250,00 a U$500,00 dependendo da localidade e como lhe agrada.
    Um abraco, Espero que tenha respondido sua questao.
    Mas se precisar de assessoria, saiba que trabalhamos com assessoria, e creio que esta seria amelhor opcao para voce nao passar dificuldade.
    comoestudarmedicinanabolivia.blogspot.com

    ResponderEliminar